REGULAMENTO


ADENDO AO REGURAMENTO
NOVAS REGRAS PARA 2013


COBRANÇA DE TIRO DE META
O GOLEIRO DEVE FAZER A REPOSIÇÃO DA BOLA COM AS MÃOS. FICA VETADO AO GOLEIRO, COBRAR TIRO DE META PARA SI MESMO. TAL MEDIDA VISA EVITAR COBRANÇAS IRREGULARES E DISCUSSÕES.

BOLAS RECUADAS
O GOLEIRO NÃO PODE PEGAR COM AS MÃOS, AS BOLAS RECUADAS INTENCIONALMENTE DO SEU COMPANHEIRO DE EQUIPE, EXCEÇÃO APENAS AO USO DA CABEÇA. IDEM A REGRA DE FUTEBOL DE CAMPO. CASO ACONTEÇA ESTA IRREGULARIDADE, SERÁ CONSIDERADO FALTA. TAL MEDIDA VISA EVITAR O ANTI-JOGO.

LIMITE DE PERMANÊNCIA NA QUADRA
FICA ESTABELECIDO O LIMITE DE 6 (SEIS) PARTIDAS CONSECUTIVAS, INDEPENDENTEMENTE DA QUANTIDADE DE EQUIPES. NESTE CASO, DEVE-SE ESCOLHER AS EQUIPES NOVAMENTE. TAL MEDIDA VISA QUE TODOS PARTICIPEM E QUE SE REESTABELEÇA O EQUILÍBRIO ENTRE AS EQUIPES.

DISTÂNCIA PARA COBRANÇA DE FALTAS
FICA PADRONIZADO A DISTÂNCIA DE 5 (CINCO) PASSOS NORMAIS (CERCA DE 3,20 METROS) PARA COBRANÇA DE FALTAS. TAL MEDIDA VISA EVITAR O ANTI-JOGO E NÃO FAVORECER A EQUIPE INFRATORA.

ARBITRAGEM
UMA DAS PESSOAS QUE ESTÃO NA ESPERA, DEVERÁ APITAR O JOGO PARA RESOLVER EVENTUAIS DÚVIDAS. TAL MEDIDA VISA EVITAR DISCUSSÕES DE ARBITRAGEM. SE COM O DECORRER DAS SEMANAS A IDÉIA FOR APROVADA, PODEMOS PENSAR NA POSSIBILIDADE DE IMPLANTAR UM PRÊMIO PARA O MELHOR ARBITRO DO ANO.

ESCALA DE ROUPEIRO
FICA ESTABELECIDO O COMPROMISSO ANUAL A TODOS PARTICIPANTES, DE EFETUAR A LAVAGEM DOS COLETES POR 3 (TRÊS) SEMANAS CONSECUTIVAS, COMEÇANDO PELAS PESSOAS QUE MENOS REALIZARAM ESTE SERVIÇO.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ADENDO AO REGULAMENTO
TEMPO DE JOGO
Com o intuito de disponibilizar o maior número de peladas a todos, bem como, diminuir o tempo de espera, a partir da data de hoje os jogos serão cronometrados, conforme abaixo:
· Tempo de Jogo: 10 minutos corridos ou 3 gols de uma das equipes; o que ocorrer primeiro.
· Paradas do Cronômetro: somente para atendimento médico, mediante solicitação de uma das equipes.
· Término do Jogo: após o aviso sonoro de término do tempo de jogo, o mesmo será encerrado somente após a saída da bola da área do jogo. Tal medida visa evitar discussões com chutes a gol nos segundos finais.
· Empate com uma equipe na espera: sai a equipe que entrou em quadra por último. No caso de primeira partida, será respeitada a ordem das escolhas dos times.
· Empate com duas equipes na espera: sai as duas equipes, e posteriormente será próximo a equipe que entrou em quadra primeiro. No caso de primeira partida, será respeitada a ordem das escolhas dos times.
· Manipulações no controle de tempo: o participante será punido ou excluído do grupo.

São Paulo, 03 de Junho de 2011.

FUTEBOL ENTRE AMIGOS

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REGULAMENTO
DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DO OBJETIVO DO GRUPO

1.1 O FUTEBOL ENTRE AMIGOS tem por objetivo básico a prática do futsal e a integração social de seus componentes.

2. DA COMPOSIÇÃO DO GRUPO

2.1 O FUTEBOL ENTRE AMIGOS será constituído por 16 (dezesseis) integrantes no máximo.

2.1.1 Lista dos Componentes:

Adalberto Olmedo Pereira “Beto” – 42 anos

Adalberto Sales Trajano “Kiko” – 30 anos

André “Alemão” – 32 anos

André Bio – 37 anos

Bruno Takatsu Teixeira – 18 anos

Claudemir Roncada – 49 anos

Diego Bio – 28 anos

Luiz Felipe Vanderlei Silva “Sem pé” – 19 anos

Gilmar Trindade Feitosa “Cocada” – 43 anos

Gledinei Carlos Bicho – 33 anos

Hernani Franco de Melo – 22 anos

Kalil Alexandre Murano – 21 anos

Lucas Moraes Bio – 15 anos

Mateus Cristovam Kelse – 37 anos

Nereu Araújo Roncada – 15 anos

Odilon Oliveira – 30 anos

Rodrigo Dovirgens Medeiros – 19 anos

2.2 Quando o grupo se reduzir em função da saída definitiva de integrantes, outros serão recrutados para sua recomposição, conforme lista de espera. O mensalista que acerta o mês tem a preferência no mês seguinte.

2.3 Caso algum mensalista não acertar o mês, outra pessoa será convidada para preencher esta vaga, conforme lista de espera.

2.4 Caso algum mensalista faltar durante todo mês, ou seja, 4 (quatro) semanas consecutivas, outra pessoa será convidada para preencher esta vaga, conforme lista de espera.

2.5 No item acima, haverá exceção apenas aos mensalistas afastados por contusão, devendo o mesmo acertar a mensalidade normalmente, a fim de assegurar sua vaga no grupo.

2.6 Admitir-se-á o reingresso de ex-integrantes que tenham se desligado, conforme lista de espera e pagamento de mensalidade(s).

2.7 Integrantes avulsos só poderão participar da pelada em um único dia, mediante a disponibilidade de vagas no dia (havendo menos de 16 (dezesseis) pessoas) e pagamento da taxa avulsa. Pedimos atenção e prudência com os integrantes avulsos bem como o respeito aos demais participantes que tem a preferência por serem mensalistas.

3. DA COORDENAÇÃO E DOS RECURSOS FINANCEIROS

3.1 A Coordenação será constituída por 3 (três) componentes: André, Diego e Claudemir.

3.2 A Coordenação caberão as tarefas inerentes à administração dos interesses do grupo, as quais serão distribuídas consensualmente.

3.3 Mensalmente será definido um secretário da pelada, que ficará responsável pelos dados estatísticos e recebimento/cobrança das mensalidades.

3.4 Semanalmente será definido um roupeiro da pelada, que ficará responsável de lavar os coletes. Caso o mesmo venha a faltar na semana seguinte, o roupeiro deve deixar os coletes limpos com algum integrante que com certeza virá a pelada.

3.5 Os recursos financeiros do grupo serão gerados por contribuições mensais de seus membros, tais recursos captados serão destinados à cobertura das seguintes despesas, ordenadas pela Coordenação:

3.5.1 Material esportivo como bolas e etc;

3.5.2 Churrascos periódicos (datas a definir);

3.5.3 Despesas gerais do interesse do grupo.

3.6 O recolhimento das mensalidades dar-se-á sempre na segunda sexta-feira do mês.

3.7 O valor cobrado será de R$ 10,00 (dez reais) para jogadores mensalistas na forma de mês a vencer e R$ 10,00 (dez reais) para os integrantes avulsos.

3.8 O dinheiro será depositado na conta poupança que será aberta no Banco Itaú. Será divulgado um balanço financeiro mensalmente do grupo. Qualquer um do grupo poderá ter acesso aos valores da conta em qualquer momento que achar necessário.

4. REGRAS INTERNAS

4.1 As regras aqui previstas para a prática do futebol têm por premissas básicas proporcionar a participação no maior número de peladas possível, bem como, fortalecer os laços de amizade entre os participantes.

4.2 Os coordenadores André e Diego não efetuaram ligações telefônicas para avisar da impossibilidade de realização da pelada. Fica acordado que os coordenadores enviaram e-mail informativo no mais tardar até quinta-feira, devendo os demais participantes, tornar hábito a leitura de e-mail na quinta-feira à noite, a fim de certificar-se de algum imprevisto.

4.2.1 Solicitamos que o atleta que não puder comparecer há uma das peladas, que avise através do e-mail esportes@colegioprosaberbio.com.br.

4.3 A pelada terá início impreterivelmente às 20h10 na quadra (Bloco C) do Colégio Pró-Saber Bio e com término às 22h10. Porém, os jogadores deverão chegar às 19h50 para estacionar os carros, trocar-se e dividir os times. Os participantes devem ser pontuais e rápidos a aprontar-se para se perder o mínimo do tempo possível.

4.4 Haverá em todas as peladas a recolha de dados que permitam manter uma estatística da frequência e dos gols, que será feita pelo secretário mensal. No final do ano haverá as seguintes premiações para:

4.4.1 O artilheiro do ano;

4.4.2 A maior participação do ano;

4.4.3 O melhor goleiro do ano (mediante votação dos participantes e em periodicidade a se definir); e,

4.4.4 O destaque do ano (mediante votação dos participantes e em periodicidade a se definir).

4.5 Considerações sobre as premiações acima:

4.5.1 Para efeito de controle da premiação de frequência o mensalista que estiver na quadra às 20h10 receberá um ponto na contagem de presença.

4.5.2 Aquele que chegar atrasado, ou seja, após às 20h10, receberá meio ponto na contagem de presença.

4.5.3 Nas votações de goleiro e destaque do ano, não será permitido o voto na própria pessoa.

4.5.4 No final do ano, ocasião que ocorrerá a entrega das premiações acima, não será permitido que uma mesma pessoa recebe mais do que um prêmio. Tal medida, visa incentivar e premiar os demais participantes da pelada.

4.6 No evento esportivo as peladas terão duração total de 2 (duas) horas, sendo cada jogo terminará no momento que uma das equipes fazer 3 (três) gols primeiro.

4.7 Os "próximos" participarão da pelada mediante a saída dos substituídos por derrota, na pelada anterior.


4.8 Os "próximos" poderão, ainda, ter acesso à pelada em andamento, em quaisquer casos de desistência/contusão de um ou mais de um de seus participantes, respeitada sempre a ordem de jogo das equipes ou chegada.

4.8.1 É importante dizer que todo o participante que decidir de livre e espontânea vontade abandonar uma partida durante o decorrer da mesma, ficará impedido de jogar qualquer outra nesse dia.

4.9 Se a bola tocar na rede superior, será considerado bola fora, dando a equipe adversária o direito do arremesso lateral.

4.10 A reposição da bola em jogo, em lateral, será efetuada com os pés. No tiro de meta, a bola deverá ser reposta em jogo pelas mãos do goleiro.

4.11 Nas cobranças de laterais e escanteio deve-se respeitar a distância da linha pontilhada.

4.12 As infrações/faltas serão feitas em comum acordo entre as equipes participantes do jogo.

4.13 Só poderá pedir falta o jogador que supostamente a tenha sofrido. Deverá ser respeitada a distância de 5 (cinco) passos na cobrança da falta.

4.14 Pede-se aos integrantes da pelada, que sejam comedidos nos palavrões, a fim de evitar reclamações dos vizinhos.

4.15 Eventuais brigas/discussões, descumprimento das regras internas, manipulação de dados estatísticos ou desvio de verbas, estarão os participantes sujeitos a punições e até mesmo a exclusão do grupo.

“Valorize os amigos, respeite os adversários.”

São Paulo, 12 de Abril de 2011.

FUTEBOL ENTRE AMIGOS